Introdução aos Vinhos de Santa Caratina

5 Minutos de História...

Assim como em outros Estados brasileiros, Santa Catarina herdou da colonização italiana sua tradição vitivinícola. Ao longo do tempo, o cultivo da uva se consolidou com base em castas de origem americana, seja para a produção de vinhos de mesa, suco de uva ou uva de mesa.

A guinada de Santa Catarina iniciou em meados do ano 2000 quando a Epagri, empresa de pesquisa do Estado, constatou a adaptação de uvas finas (vitis vinifera) em regiões de altitude do Planalto Catarinense. Diante das boas perspectivas, as primeiras vinícolas instalaram-se em São Joaquim.

No entanto, o projeto da Villa Francioni é considerado, por muitos, o marco que impulsionou o surgimento dos demais empreendimentos no Estado. 
[para quem já visitou a Villa Francioni, é fácil entender o porquê...]


Vista da Villa Francioni, São Joaquim/SC



Em 2005, foi criada a Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude (Acavitis), representando as três regiões produtoras de vinhos finos no Estado:

  • São Joaquim
  • Campos Novos
  • Caçador
Atualmente são quase 30 empreendimentos em Santa Catarina desenvolvendo vinhos finos e melhorando seus produtos a cada nova safra.

Mapa dos Associados Acavitis, em 2013

 

Afinal, o que são Vinhos Finos de Altitude?

Os vinhedos responsáveis pela produção de uvas finas em Santa Catarina localizam-se entre 900 a 1400 metros de altitude, em clima temperado seco, com invernos rigorosos e temperatura média anual de 13º C.

A altitude cria condições específicas de clima, como composição do ar, baixas temperaturas noturnas e maior exposição solar, que contribuem para o potencial dos vinhedos. A altitude do Planalto causa alterações no ciclo de desenvolvimento da videira que permitem uma qualidade diferenciada dos vinhos destas regiões.

Em outras palavras: são vinhos de qualidade superior, produzidos graças ao clima específico e ao terroir do Planalto Catarinense!



Ficou curioso? Quer saber mais?
Então visite nosso
BLOG para conhecer e ficar atualizado das últimas novidades!




Fonte: website Acavitis; website Embrapa Uva e Vinho.




Bem-Vindo!Introdução aos Vinhos de Santa CaratinaBlog Vinhos de Santa CatarinaEntre em contato